BLOG

ENGENHEIROS DO HAWAII - A BANDA GAUCHA COM LETRAS INTELIGENTES

Publicado em: 15 de Janeiro de 2019, Darlene Silveira

Engenheiros do Hawaii é uma banda brasileira de rock que teve seu início em 1984, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Famosos por suas temáticas irônicas e de fundo crítico, sua primeira formação era composta por Humberto Gessinger (vocal e guitarra), Carlos Maltz (bateria), Marcelo Pitz (baixo) e Carlos Stein (guitarra). Os quatro meninos eram estudantes de Arquitetura da UFRGS e formaram uma banda para se apresentarem em um festival da faculdade que serviria como um meio de protesto à paralisação das aulas. O nome Engenheiros do Hawaii é uma sátira a um grupo de estudantes que andavam com bermudas de surfista na faculdade.

 As letras das músicas dos Engenheiros do Hawaii eram marca registrada da banda, um dos principais fatores para conquistar fãs ao longo dos anos. Estão presentes no trabalho dos Engenheiros do Hawaii a filosofia de Camus, Nietzsche e Sartre; a linguagem social dos livros de Ferreira Gullar, John Fante, Arthur Rimbaud e George Orwell, bem como os aspectos regionais e nacionais, característicos das obras de Moacyr Scliar, Carlos Drummond de Andrade e Josué Guimarães.

Várias de suas canções fizeram sucesso, sendo algumas delas: Pra Ser Sincero, Refrão de Bolero, Somos Quem Podemos Ser,  Infinita Highway,  Piano Bar,  Era Um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones,  Terra de Gigantes entre outras.

Quando surgiu a banda Engenheiros do Hawaii, Gessinger utilizou-se de um experimentalismo de sons herdados da Bossa-Nova, Jovem Guarda, Tropicalismo e do Rock Progressivo, do qual ainda traz como marca em suas composições o conceitualismo, isto é, um engajamento em torno de um tema.

Cadastre-se em nossa newsletter e concorra a ingressos e outros prêmios!

Campos marcados com * são obrigatórios