BLOG

O PURO ÊXTASE DO BARÃO VERMELHO

Publicado em: 24 de Janeiro de 2019, Darlene Silveira

Barão Vermelho é uma banda de rock brasileiro fundada em 1981, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Juntamente com Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e os Titãs é considerada uma das quatro bandas brasileiras mais influentes da década de 80. 

Após assistirem um show da banda Queen no Morumbi, em São Paulo, surgiu o desejo em Guto Goffi (Flávio Augusto Goffi Marquesini), bateria, e Maurício Barros (Maurício Carvalho de Barros), teclado, de formar uma banda de rock. Em outubro de 1981, os dois estudantes deram o nome da banda de Barão Vermelho (codinome do aviador alemão Manfred von Richthofen, principal inimigo dos Aliados na Primeira Guerra).

O primeiro álbum do Barão, que recebeu o nome da banda, tinha algumas das músicas mais importantes da banda: "Bilhetinho Azul", "Ponto Fraco" e "Down Em Mim".

O terceiro disco, Maior Abandonado, em 1984, conseguiu vender mais de 100 mil cópias em apenas seis meses. Em 1985, o Barão foi convidado para abrir os shows internacionais do Rock in Rio. Depois de tanto sucesso, estava claro para todos que a carreira da banda estava consolidada.

Com a saída, Cazuza ainda levou consigo algumas músicas para o seu primeiro disco solo. A banda superou, lançando a música "Torre de Babel", agora com Frejat no vocal.

Em 1990, todos os integrantes da banda são apontados como os melhores de suas categorias, e em 1991, a banda é escolhida, por unanimidade de público e crítica da revista Bizz, como a melhor banda do ano. 

Em 17 de janeiro de 2017 a banda anunciou retorno oficial aos palcos, porém, sem a participação de Roberto Frejat. Em seu lugar, entra o cantor e guitarrista Rodrigo Nogueira, também conhecido como Rodrigo Suricato, líder da banda Suricato. Frejat também declarou que atualmente não têm interesses profissionais com o grupo e que pretendia se reunir com o Barão quando a banda completasse 40 anos de existência em 2021, mas isso não estava nos planos dos outros integrantes, que decidiram voltar aos palcos com o novo vocalista. A banda também lançou o documentário “Por que que a gente é assim” em 2013, dirigido pela cineasta Mini Kerti. O longa metragem fecha o ciclo de Frejat no grupo. 

Cadastre-se em nossa newsletter e concorra a ingressos e outros prêmios!

Campos marcados com * são obrigatórios